5 hábitos para viver mais

Há anos, a ciência mostra que hábitos ruins, como fumar e levar uma vida sedentária, prejudicam muito a saúde. Já medidas saudáveis, não só reduzem o risco de doenças como prologam a vida. Em um estudo recente sobre o assunto, divulgado na publicação britânica científica BMJ, os pesquisadores confirmaram: mexer o corpo com regularidade, seguir uma alimentação equilibrada e adotar outros hábitos positivos prologam a vida em dez anos, no caso das mulheres, e sete dos homens, sem desenvolverem câncer, problemas no coração ou diabetes tipo 2. Cerca de 111 mil pessoas (americanos e britânicos) foram monitoradas durante 20 anos e a conclusão, segundo um dos cientistas, trouxe uma mensagem positiva para as pessoas.  

SIGA O EXEMPLO

Os participantes que ganharam anos mais de vida, tinham em comum, ao completar 50 anos, pelo menos quatro dos cinco comportamentos abaixo:

1.Nunca haviam fumado.

2.Seguiam uma dieta balanceada.

3.Faziam pelo menos 30 minutos de atividade física de moderada a intensa todos os dias.

4.Tinham índice de massa corporal (IMC) entre 18,5 e 24,9

5.Não consumiam mais de uma taça pequena de vinho por dia, no caso das mulheres;  e de 500 ml de cerveja, no caso dos homens

Os participantes do estudo que, mesmo seguindo um estilo de vida saudável, tiveram câncer, problemas no coração ou diabetes tipo 2, apresentaram uma chance de sobrevida maior em relação aos outros. Já os perfis com menor expectativa de vida, foram homens que fumavam mais de 15 cigarros por dia e homens e mulheres com IMC superior a 30. 

Não há dúvida que, melhorar a qualidade é uma maneira eficiente de garantir saúde agora e no futuro. Comece hoje.

Fonte: Vegmag

Compartilhe:

Mais publicações

WhatsApp